Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Abril - Maio - Junho - 2014 - nº 60







Editorial



15 Anos de Conduta Médica



Com a atual edição, de número 60, nossa revista completa 15 anos de existência. É um marco para ser comemorado, algo raro no mercado editorial médico, excetuando-se as publicações oficiais de associações de especialidades.



Ou seja, nossa Conduta® Médica já pode se considerar uma das mais longevas publicações da área. E podemos celebrar, também, o fato de que há 15 anos suas edições vêm saindo rigorosamenteno prazo previsto, sem atrasos ou falhas – o que, em nosso meio, também se constitui numa raridade.



Enfim, são 60 edições dedicadas ao nosso leitor, o médico prático, que elegeu o modelo principalmente baseado em sessões clínicas e em relatos de casos (um caminho altamente bem sucedido) para auxiliar na sua educação médica continuada. A cada dia que passa assistimos ao retorno ao modelo de discussão de casos como método de ensino e atualização em Medicina. Trata-se de uma “velha receita”, mas insubstituível quando se pretende oferecer atualização de boa qualidade. Observando o cenário da educação médica, do qual participamos ativamente e com grande interesse há 37anos, temos assistido a diversas iniciativas de associações médicas, que vêm elegendo o modelo como primordial dentro das atividades de educação continuada que oferecem aos seus membros.



Por isso, não nos surpreendemos com as inúmeras mensagens recebidas com elogios à nossa linha editorial e ao excelente material que oferecemos para a atualização dos colegas nas mais diversas especialidades, já que Conduta® Médica destina-se a médicos de várias áreas. São as excelentes colaborações de tantos competentes profissionais que fazem a substância de nossa revista agradável ao público médico em geral e de grande utilidade para todos os seus muitos leitores fiéis.



Neste número, que marca um ciclo, nossa revista aproveita para introduzir pequenas modificações, especialmente elaboradas para tornar sua leitura ainda mais agradável e útil ao médico, como algumas alterações de cunho gráfico-visual e mudanças em colunas editoriais. Um exemplo é a alteração da coluna “O Desafio da Imagem”, que passa a se chamar “Desafio Diagnóstico”. Tal mudança permitirá estender a questão prática do diagnóstico médico – anteriormente restrito ao campo da imagem – para outros setores de grande interesse para o médico prático, como a interpretação correta dos resultados de exames laboratoriais e sua ingerência e correlação com o diagnóstico clínico.



Também nesta edição comemorativa dos nossos 15 anos de existência, gostaríamos de destacar não só, como um todo, o excelente material para estudo e atualização, mas especificamente a publicação, pela primeira vez, de uma sessão clínica ocorrida no recém inaugurado hospital da Unimed-Rio, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma unidade hospitalar nova, com equipes de alto padrão profissional, e já despontando no cenário da saúde de nossa cidade.



Tal sessão clínica se constitui em uma contribuição importante que recebemos e que esperamos que se repita, nos próximos números, vindo somar-se aos importantes autores que já colaboram conosco, pertencentes a diversas instituições não só do Rio, de Niterói e da região do Grande Rio, mas também de outros Estados da Federação, de onde nos têm chegado relatos de casos e sessões clínicas assinados por médicos e professores de acentuada expressão.



Nunca é demais lembrar que Conduta® Médica se encontra referida na Capes, no endereço que se acha disponível no expediente da revista, e também no Catálogo de Revistas Biomédicas de Língua Portuguesa da Biblioteca da Universidade de Lisboa, em endereço também citado em nosso expediente.



Outro aspecto que merece ser lembrado é que – atendendo a inúmeros pedidos de leitores que não têm acesso regular à publicação impressa, principalmente radicados em outras cidades – a revista mantém um site próprio, no endereço www.condutamedica.com.br, com um número crescente de visitas, atualmente já bem superior a 5 mil mensais. Ali o leitor interessado poderá consultar o material integral, gratuitamente, dos números anteriores da revista, com exceção do que é lançado no trimestre, que é veiculado somente na plataforma em papel e é publicado no site apenas depois que o número seguinte sai da gráfica.



Por fim, queremos deixar aqui, mais uma vez, nossos agradecimentos à Diretoria da Unimed-Rio que, com seu apoio, e por desde sempre ter acreditado em nosso projeto, vem contribuindo decisivamente para esta importante ação de educação médica continuada, não só atingindo seus cooperados, mas também a classe médica do Rio de Janeiro e até mesmo de outros Estados.



Desejando que nossos leitores aproveitem a leitura deste nosso 60º número de Conduta® Médica, agradecemos a todos os que, ao longo dos últimos 15 anos, vêm colaborando para o grande sucesso deste projeto.



 


PROF. DR. GILBERTO PEREZ CARDOSO

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Médicas da UFF

Doutor em Endocrinologia pela UFRJ

Editor da revista Conduta® Médica




faça o download em PDF


Resumos desta edição

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO


CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 60


Página: [1]
2017 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata