Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Outubro - Novembro - Dezembro - 2011 - nº 50

Editorial


50 Edições de Sucesso



Com este número, nossa revista Conduta Médica completa cinquenta edições. São doze anos e meio de existência – certamente um marco no cenário editorial médico brasileiro, e que merece registro. Aproveitamos esta ótima oportunidade para fazer um balanço da trajetória da publicação desde a sua concepção até os dias atuais.


A ideia de criação da revista Conduta Médica surgiu por volta do fim de década de 1990, a partir da constatação, por pesquisa de mercado, de que os médicos estavam se ressentindo da falta de revistas que enfocassem a educação médica continuada mediante o uso do modelo baseado em sessões e relatos de casos clínicos.


As publicações médicas nacionais, em sua grande maioria, a partir da década de 1990 haviam começado a privilegiar a veiculação de artigos originais de pesquisa, abrindo uma grande lacuna a ser ocupada no capítulo da educação médica. Havendo uma grande demanda por publicações voltadas para esse segmento da educação médica continuada, foi criada a nossa revista – que se materializou graças à colaboração de ilustres colegas de diversas especialidades médicas e ao inestimável e decisivo apoio da Unimed-Rio, sua patrocinadora exclusiva, que sempre incentivou e acreditou nessa modalidade de educação médica.


A revista Conduta Médica tem como linha editorial a publicação, exclusivamente, de sessões e relatos de casos clínicos, por acreditar que essa ainda é a maneira mais prática, eficiente e valorosa de promover a educação médica continuada. Isso não significa, como já explicamos em outra ocasião, que não valorizemos a pesquisa original, mais voltada à produção de novos conhecimentos, mas apenas que nos especializamos em promover educação continuada, que se baseia em conhecimentos mais consolidados e que envolvem noções mais práticas e de imediata aplicação.


Conhecimento novo quase sempre ainda não amadureceu o suficiente para aplicação na prática. Todos os dias temos notícias de tratamentos novos que, em pouco tempo, acabam se mostrando ineficazes ou mesmo nocivos à saúde de nossos pacientes. Recentemente pudemos evidenciar isso em relação, por exemplo, a diversos medicamentos, cuja utilização – inicialmente recomendada, baseada em primeiras pesquisas originais – foi depois desaconselhada, quando o conhecimento sobre a matéria se consolidou.


Em nossa já longa experiência no campo do ensino médico, constatamos e continuamos a acreditar que discussão e raciocínios em torno de condutas baseadas em casos reais, enfocando conhecimento consolidado, ainda constituem o material mais valioso para a atualização médica.


Ao longo desses doze anos e meio de existência, a revista tem recebido colaborações para publicação dos mais diversos e destacados setores da Medicina da cidade e do estado do Rio de Janeiro, com participação das mais importantes universidades, instituições médicas e serviços, seja no âmbito público ou no particular. Vez por outra recebemos colaborações de outros estados da Federação, que publicamos com muita satisfação.


Temos tido a preocupação de contemplar as mais diferentes especialidades na escolha das sessões e dos relatos de casos publicados, pois Conduta Médica é uma revista médica geral, que tem por objetivo trazer material de qualidade de forma a atender ao propósito de educação médica continuada nas diferentes áreas da Medicina.


Desde algum tempo nossa revista vem recebendo um número expressivo de solicitações para publicação de material, número que muitas vezes chega a ultrapassar a disponibilidade de espaço com que contamos para publicação. São colaborações de qualidade mas que, muitas vezes, precisam aguardar um certo tempo para serem publicadas em função do espaço disponível, que é limitado. Aos nossos colegas que aguardam pela publicação de seus relatos, nossas justificativas.


Por outro lado, tal procura só nos enche de satisfação, uma vez que confirma o fato de que estamos atingindo o objetivo de promover educação médica continuada de qualidade, atendendo à expectativa de nossos leitores. Destes temos recebido frequentemente, pessoalmente ou através de mensagens enviadas pelo espaço existente em nosso site www.condutamedica.com.br, elogios e recomendações no sentido de que prossigamos nosso trabalho dentro da linha editorial definida desde o início de Conduta Médica.


Resta-nos agradecer, mais uma vez, à diretoria da Unimed-Rio pelo patrocínio e pelo apoio, aos professores, médicos e serviços colaboradores pelo envio de material para publicação e aos nossos leitores, alvo de todo nosso trabalho, pelo entusiasmo e estímulo para prosseguir, o que só nos enche de alegria.


PROF. DR. GILBERTO PEREZ CARDOSO
Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da UFF (Niterói-RJ)
Doutor em Endocrinologia pela UFRJ
Editor da revista Conduta® Médica



faça o download em PDF


Resumos desta edição

CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 50


NORMAS PARA PUBLICAÇÃO


Página: [1]
2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata