Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Julho - Agosto - Setembro - 2009 - nº 41

Editorial


Já no décimo-primeiro ano...


O dia 30 de abril último foi de grande alegria para todos nós, envolvidos com a revista Conduta Médica. Um auditório “Julio Sanderson de Queiroz”, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, com seus cerca de 140 lugares lotados a ponto de diversas pessoas terem participado da cerimônia de pé , saudou com entusiasmo as comemorações por ocasião do 10º aniversário da revista.


Os trabalhos se iniciaram com as palavras do presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Luís Fernando Soares Moraes, que saudou os 10 anos de Conduta Médica com palavras elogiosas, destacando a qualidade do periódico.  Lembrou ele o apoio que o Conselho tem dado à divulgação da revista em sua sede e também em diversas oportunidades, quando das palestras promovidas por ocasião de eventos de educação continuada, em que a revista é também distribuída gratuitamente aos médicos.


Manifestou-se em seguida o Dr. Abdu Kexfe, conselheiro do Cremerj, coordenador do Espaço Cultural Cremerj, anfitrião da festa e também vice-presidente da Unimed-Rio, patrocinador exclusivo da Conduta Médica. O Dr. Abdu destacou a missão da revista como veículo importante de educação médica continuada, enfatizando que esta tem atingido plenamente seu objetivo de levar ao médico informação atualizada e de qualidade.


Na sequência falou o Dr. Eduardo Augusto Bordallo, diretor de Mercado da Unimed-Rio, que foi quem primeiro se sensibilizou com a proposta da revista, abraçando-a inteiramente. Em sua fala, o Dr. Bordallo revelou-se plenamente recompensado com o sucesso que a publicação  representa, agora nos seus dez anos de vida. Destacou ainda que não é fácil, na época atual, uma revista sobreviver por tanto tempo, como vem acontecendo com a Conduta Médica, e sempre mantendo alta qualidade de material, periodicidade absolutamente regular e crescente prestígio perante a classe médica.


A seguir, como editor da revista, fiz uma apresentação em slides para a plateia presente, narrando como surgiu a ideia da revista, como uma pesquisa de mercado confirmou a necessidade que os médicos vinham sentindo de uma revista com informações objetivas e centrada em problemas médicos reais, concretos, observados no dia a dia de sua atividade profissional.


Apresentei dados já publicados no número anterior, mostrando quantos serviços de qualidade estão envolvidos com a publicação e com ela colaboram, desde a primeira edição, e destaquei o número expressivo de autores que colaboraram nas 40 edições da Conduta Médica, incluindo-se aí um número ainda maior se levarmos em conta os participantes das sessões clínicas gravadas nos serviços e reproduzidas nas páginas da revista.


Ao final da apresentação fizemos o lançamento do site da revista, cujo endereço é www.condutamedica.com.br, e cuja consulta permitirá o que nos tem sido solicitado já há tanto tempo e em muitas ocasiões, sem que pudéssemos ter ainda atendido: consulta a números anteriores da revista (não estará disponível o número recém-lançado no trimestre) e um canal de comunicação com a revista através do “Fale Conosco”.  Convidamos os leitores a visitarem nossa página na internet.


Em meu pronunciamento fiz questão ainda de agradecer a todos os autores, serviços, participantes das sessões gravadas, equipes de alunos que colaboram há anos gravando as sessões que depois são cuidadosamente revisadas, ao Sr. Guilherme Sarmento, da Serifa, responsável pela diagramação, e a todos os que colaboraram e colaboram para que a revista chegue ao médico rigorosamente no primeiro dia útil do trimestre, como vem acontecendo há 10 anos consecutivos.


Um agradecimento muito merecido foi feito também à Sra. Thais Bordalo, que preparou com muito empenho, carinho e atenção a bela festa do aniversário dos 10 anos nas dependências do Espaço Cultural Cremerj.


Pedi licença e a atenção do público para homenagear algumas pessoas, individualmente e institucionalmente, merecedoras dos agradecimentos de Conduta Médica. Ao Dr. Luís Fernando Soares Moraes, presidente do Cremerj, entregamos uma placa, homenageando a instituição, que sempre tem apoiado a revista no seu papel de agente de educação médica continuada; fizemos ao Cremerj a entrega de uma coleção encadernada da revista, com seus 40 números, referentes aos 10 anos, coleção que, segundo declarou o presidente, ficaria doravante no Cepedoc para a consulta de todos os interessados.


Em seguida homenageamos a Unimed-Rio, nossa patrocinadora exclusiva (e sem cujo apoio não teríamos condição de concretizar o projeto da revista), entregando ao Dr. Abdu Kexfe, seu vice-presidente, também uma placa de homenagem e uma coleção dos 40 números da revista, encadernados.


Logo após entregamos uma placa a um homenageado especial, o Dr. Eduardo Augusto Bordallo, diretor de Mercado da Unimed-Rio, quem primeiro se sensibilizou com a proposta da revista e vislumbrou, com antecedência, o sucesso em que ela se converteu no meio médico.


Na sequência, passamos a homenagear, com diplomas comemorativos, os grandes colaboradores da revista Conduta Médica, escolhidos por terem mantido, nos últimos anos, estreita ligação com a revista, enviando com assiduidade material de ótima qualidade para publicação.  Fizemos questão de destacar, em projeção, os nomes das mais de 35 instituições que colaboraram com nossa revista ao longo desses 10 anos.


Foram homenageados como “grandes colaboradores”: professora Gesmar Volga Herdy, professora titular de Pediatria da UFF, que recebeu a  homenagem à disciplina de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFF, antiga colaboradora, com excelentes sessões clínicas; professor Mario Fritsch Neves, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Uerj, autor de excelentes colunas da “conduta do professor”, que recebeu nossa homenagem à Faculdade de Medicina de Ciências Médicas da Uerj; professor Rogério Neves Motta, professor de Clínica Médica da UniRio, participante de sessões clínicas muito elogiadas, recebeu nossa homenagem à Faculdade de Medicina da UniRio; Dr. Serafim Ferreira Borges, conselheiro do Cremerj e médico do Iecac, recebeu nossa homenagem ao Iecac, que tem participado com importantes colaborações na revista; professor Cyro Teixeira da Silva Junior, professor adjunto de Pneumologia da UFF, homenageado como um dos importantes e assíduos colaboradores da revista; professor Agostinho Soares, professor adjunto de gastroenterologia da UFF, recebeu nossa homenagem à disciplina de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da UFF, também grande colaboradora, com sessões clínicas de alto nível.


Não puderam estar presentes, mas foram igualmente homenageados, os professores Edson Marchiori, professor adjunto de Radiologia da UFRJ, também professor da UFF, no posto de titular de Radiologia, um dos grandes colaboradores de nossa revista com excelentes casos de interpretação de imagens; professor Antonio Alves de Couto, titular de Cardiologia da UFF, grande participante de nossa publicação, e o professor Fernando Nascimento, titular de Clínica Médica da Souza Marques e Chefe da 34ª Enfermaria da Santa Casa, de Clínica Médica, grande colaborador e editor associado de Conduta Médica, assim como também é o professor Couto.


Ao fim da sessão, o Dr. Luís Fernando, presidente do Cremerj, convidou a todos para um coquetel e correspondente confraternização em comemoração aos 10 anos da revista, no Espaço Cultural Cremerj.


Foi uma festa muito bonita, prestigiada por um número expressivo de presentes, entre alunos, professores de Medicina, médicos e acompanhantes, cujo apoio caloroso, expressado com júbilo e efusão, nos animam a produzir uma Conduta Médica cada vez melhor, sempre atenta ao material desejado pelos médicos em seu projeto de educação continuada.


Com o número atual adentramos nosso décimo-primeiro ano de vida. Parabéns a todos!


PROF. DR. GILBERTO PEREZ CARDOSO
Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da UFF
Doutor em Endocrinologia pela UFRJ
Editor da revista Conduta®
Médica


faça o download em PDF


Resumos desta edição

CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 41


NORMAS PARA PUBLICAÇÃO


Página: [1]
2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata