Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº48 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 48


SESSÃO CLÍNICA
Palpitação, Cansaço, Tonteira e Desmaios

Trata-se do caso de uma paciente de 61 anos que desenvolveu, com início há um ano, dispneia de esforço e dor torácica, e logo depois palpitações, cansaço, tonteiras e desmaios. O caso foi levado para discussão em sessão clínica do Iecac.

RELATO DE CASO
Feocromocitoma: Suspeita Clínica e Achado de Imagem

O feocromocitoma é um tumor secretor de catecolaminas que tem evolução potencialmente fatal. O aumento de norepinefrina e epinefrina circulante causa seus sintomas hiperadrenérgicos. Esse tumor pode ser esporádico ou estar associado a síndromes genéticas. Sua apresentação clínica é variável, incluindo desde a forma assintomática até a forma clássica – que consiste em surtos caracterizados por cefaleia, sudorese excessiva e palpitações associadas à hipertensão arterial. É uma doença rara, subdiagnosticada, e uma causa corrigível de hipertensão arterial sistêmica secundária. A dosagem de catecolaminas sérica e/ou urinária é fundamental para confirmação diagnóstica, ao passo que a imagem molecular com emprego de radiofármaco (MIBG) auxilia topografar a lesão. Relatamos o caso de paciente do sexo masculino, de 47 anos, que apresentou hipertensão associada ao feocromocitoma, cujas manifestações não incluíram a tríade clássica da doença. O ponto inicial da investigação diagnóstica foi um “incidentaloma”, assim como ocorre com 15% dos pacientes acometidos.

O DESAFIO DA IMAGEM
Exacerbação Aguda de DPOC e Nódulo de 1/3 Médio de Hemitórax Direito

Trata-se do caso de paciente masculino de 76 anos, em tratamento há vários anos para DPOC e com história recente de piora acentuada da dispneia que, desta vez, associou-se a ortopneia e dispneia paroxística noturna (DPN).

RELATO DE CASO
Abordagem Cirúrgica na TVP de Repetição em Inserção Baixa das Veias Renais

A abordagem cirúrgica a pacientes com trombose venosa profunda de repetição associada à falha da terapia anticoagulante se dá através do uso de filtro de veia cava, que tem como princípio básico impedir a passagem de êmbolos provenientes dos membros inferiores sem que a veia seja totalmente ocluída, sendo a porção infrarrenal da veia cava inferior o local ideal para seu implante. Quando existem contraindicações à abordagem desse vaso outros sítios são utilizados, sendo o implante em veia ilíaca bilateral uma boa opção nos casos em que a inserção das veias renais se faz próxima à bifurcação das veias ilíacas comuns.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Idoso com Suspeita de Demência

A conduta de uma professora de Geriatria diante do idoso com suspeita de demência.

SESSÃO CLÍNICA
Fraqueza, Vômitos e Diarreia

Trata-se de paciente masculino, de 75 anos, com quadro de vômitos, náusea e diarreia há dois meses. O caso foi discutido numa sessão clínica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

RELATO DE CASO
Vasculopatia Aterosclerótica Grave em Paciente Pouco Sintomático

Os autores relatam o caso de um paciente de 72 anos, tabagista, que foi internado no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) com infarto agudo do miocárdio, sendo portador de aneurisma de aorta abdominal e outras manifestações positivas no exame físico, e que relatou dor abdominal atípica. Aparentemente o paciente não apresentava nenhum déficit cognitivo. Os autores fazem uma revisão com atualização terapêutica e discutem a importância da anamnese familiar.

 


faça o download em PDF da edição completa


2020 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata