Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº47 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 47


SESSÃO CLÍNICA
Palpitação e Mal-Estar

Trata-se de paciente masculino de 18 anos com queixas de desconforto precordial de início súbito associado a palpitação e tonteira e que, após atendimento inicial em UPA, foi transferido para a Unidade Cardiointensiva do Iecac. Uma sessão clínica discutiu o caso.

RELATO DE CASO
Hipertensão Arterial Pulmonar Primária: Um Dilema Terapêutico

O artigo relata o caso de uma paciente de 23 anos com história de síncope de repetição de difícil controle, em que foi formulado o diagnóstico de hipertensão arterial pulmonar primária. Os autores discutem o que pode ser feito sob o ponto de vista terapêutico para mudar a evolução rapidamente fatal desta enfermidade.

RELATO DE CASO
Infiltrado Pulmonar Migratório

Os autores descrevem o caso de uma mulher branca de 55 anos admitida por dispneia progressiva aos médios e pequenos esforços, com dor retroesternal em pontada, tosse seca e febre há três meses. Apresentava eosinofilia periférica e no lavado bronco alveolar, raio-x de tórax com condensações de limites imprecisos no terço médio do pulmão direito e tomografias computadorizadas de alta resolução de tórax demonstrando áreas de infiltrado alveolar multifocal migratório de distribuição irregular em ambos os pulmões. Houve marcada melhora clínica, radiológica e funcional após corticoterapia.

O DESAFIO DA IMAGEM
Cardiopata com Dispneia e Ortopneia

Trata-se do caso de paciente feminina de 47 anos, portadora de cardiopatia, com dispneia e ortopneia. Uma tomografia computadorizada foi realizada para esclarecimento diagnóstico.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Recém-Nascido e Alto Risco

A conduta de um professor de Pediatria na primeira consulta ambulatorial do recém-nascido de alto risco.

SESSÃO CLÍNICA
Dor Abdominal em Paciente com Artrite

Trata-se de paciente feminina de 76 anos com quadro de dor em hipocôndrio e flanco esquerdos, tipo cólica, que variava de fraca a média intensidade e que se acentuava na posição sentada. Apresentava também esplenomegalia e eritrocianose. Uma sessão clínica discutiu o caso.

RELATO DE CASO
Paracoccidioidomicose

A paracoccidioidomicose é uma micose sistêmica causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis. O acometimento ganglionar pode ocorrer tanto em gânglios periféricos quanto em gânglios mediastinais e abdominais − sendo que, neste caso, deve ser feito o diagnóstico diferencial com tuberculose ganglionar e linfoma. Os autores descrevem um caso de acometimento ganglionar, sem outras manifestações, com acometimento inicial de linfonodos abdominais e posteriormente periféricos (inguinal).

RELATO DE CASO
Feocromocitoma

Relato de caso de paciente de 57 anos, negra, feminina, hipertensa de difícil controle, com dor lombar, cefaleia, sudorese e palpitações. Durante a investigação foi diagnosticada massa em suprarrenal direita compatível com feocromocitoma. Discutimos clínica, diagnóstico e tratamento dessa entidade.


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata