Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº46 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 46


RELATO DE CASO
Dispneia, Tontura e Disfonia

Trata-se de paciente feminina de 57 anos aparentemente saudável até três anos antes, quando iniciou sintomatologia súbita incluindo dispneia, tontura e disfonia, e que foi atendida no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro.

RELATO DE CASO
Streptococcus Grupo C de Lancefield e Endocardite Infecciosa

Trata-se de um paciente de 43 anos com insuficiência mitral não-reumática com quadro clínico de febre de origem obscura que usava corticoide cronicamente e tinha criação de pássaros (calopsitas) e cães, tendo desenvolvido endocardite infecciosa. A história epidemiológica do paciente associada a imunossupressão nos direciona a hipóteses da provável origem microbiológica, que no caso em questão devem incluir o Streptococcus do grupo C.

RELATO DE CASO
Insulinoma: Uma Causa Rara e Recorrente de Hipoglicemia

Relato de caso de paciente masculino de 32 anos internado na Enfermaria de Endocrinologia do Huap para investigação de episódios de hipoglicemia, e cuja ressonância nuclear magnética de abdome evidenciou uma lesão hipointensa entre o corpo e a cauda do pâncreas, corroborando a suspeita clínica de insulinoma. Sendo realizada a excisão cirúrgica da massa, o histopatológico confirmou o diagnóstico. O paciente evoluiu com melhora clínica importante e remissão de todos os sintomas previamente descritos.

O DESAFIO DA IMAGEM
Tosse Produtiva de Longa Data

Trata-se do caso de um paciente do sexo masculino, com 36 anos de idade, com tosse produtiva de longa data, apresentando o sinal do halo invertido na tomografia computadorizada de alta resolução.

A CONDUTA DO PROFESSOR

A conduta de um professor de Clínica Médica frente a um paciente com hipertrigliceridemia.

SESSÃO CLÍNICA
Dor e Fraqueza em Membros

Discussão de caso clínico de paciente feminina, de 60 anos de idade, com dor em membros superior e inferior direitos, com hiperestesia ao toque e edema, além de fraqueza muscular da cintura escapular e pélvica, artralgia e rigidez matinal em articulações. A sessão clínica foi realizada na 34a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

RELATO DE CASO
Exposição Periparto ao Varicela Zoster

A varicela neonatal é uma patologia grave, associada com uma taxa de mortalidade de 35%. Recém-nascidos de mães expostas ao vírus varicela zoster (VZV) ou com doença clinicamente manifesta duas semanas antes do parto são de maior risco para a infecção. O objetivo dos autores é relatar um caso de gestante exposta ao VZV apresentando manifestações clínicas da doença 48h antes do parto e discutir o seu manejo clínico.

RELATO DE CASO
Doença Pulmonar Intersticial Associada à Dermatomiosite

A dermatomiosite é uma doença multissistêmica de etiologia desconhecida caracterizada por fraqueza muscular proximal, degeneração da célula muscular e alterações cutâneas características. Quanto à sua gênese, as hipóteses mais aceitas sugerem a associação de múltiplos fatores e envolvimento autoimune. O quadro clínico pode variar de acordo com a forma de miopatia, podendo haver também a dermatomiosite sem miosite ou dermatomiosite amiopática. O objetivo deste relato é estudar e mostrar a gravidade da associação de ambas as doenças, tanto a pulmonar (doença pulmonar intersticial [DPI]) como a “dermatológica-reumatológica”. A DPI acomete de 20 a 65% dos pacientes com dermatomiosite e pode estar presente antes das alteraçõs cutâneas e musculares o que pode dificultar o seu diagnóstico.

 

 


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata