Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº44 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 44


SESSÃO CLÍNICA
Hipertensão e Doença Coronariana – Caso II

Trata-se do relato de caso de um paciente de 62 anos de idade, do sexo masculino, portador de hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia, cuja conduta é discutida em sessão clínica do XVI Congresso Brasileiro de Hipertensão.

RELATO DE CASO
Hiperparatireoidismo Normocalcêmico: Uma Entidade Pouco Descrita

Paciente feminina de 37 anos realizou densitometria óssea por indicação do reumatologista, apresentando osteopenia no fêmur e terço distal de rádio com dosagens de cálcio, fósforo e PTH normais. Seis meses após foi evidenciada piora da osteopenia em fêmur e PTH sérico elevado. As dosagens seriadas de PTH apresentavam valores crescentes ao longo de dois anos consecutivos. Após nova densitometria evidenciou-se osteopenia acentuada no fêmur. Foram realizados exames de imagem que demonstraram aumento unifocal da paratireoide.

O DESAFIO DA IMAGEM
Queixas de Dor Torácica, Dispneia e Tosse com Escarros Hemoptoicos

Trata-se do caso de um paciente do sexo masculino, com 24 anos de idade e previamente sadio e assintomático, apresentando queixas de dor torácica, dispneia e tosse com escarros hemoptoicos, 12 horas após o uso de cocaína fumada (crack). Uma tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) foi realizada.

RELATO DE CASO
Hérnia de Amyand

Os autores relatam o caso de um paciente de 60 anos operado com diagnóstico de hérnia inguinal estrangulada, em que se constatou tratar-se de hérnia de Amyand. Foram realizados apendicectomia e reparo da hérnia com tela, pela via inguinal. A evolução pós-operatória foi satisfatória.

A CONDUTA DO PROFESSOR

A conduta de um professor de Gastroenterologia frente a um paciente com úlcera gastroduodenal com H. pylori negativo.

SESSÃO CLÍNICA
Fraqueza Muscular e Feridas na Pele

Trata-se do relato do caso de um paciente de 33 anos, do sexo masculino, que se apresentou com queixas de fraqueza muscular e feridas na pele. Informa história de miosite há dois anos, em uso de prednisona. Há dois meses apresentou fraqueza muscular progressiva e, há cinco dias, dificuldade para deambular e leve disfagia. Foi internado para investigação. O caso é discutido em sessão clínica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

RELATO DE CASO
A Importância da Tomografia Computadorizada no Diagnóstico do Jejuno Biliar

A obstrução intestinal por cálculo biliar é uma rara complicação da colelitíase, correspondendo a de 1 a 4% dos quadros de oclusão intestinal mecânica. O local mais frequente de impactação é o íleo terminal, sendo menos comum no duodeno, jejuno e cólon. Apresenta elevada morbimortalidade, principalmente quando não diagnosticada precocemente. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da tomografia computadorizada no diagnóstico precoce dessa rara entidade: o jejuno biliar.

RELATO DE CASO
Cardiomiopatia Dilatada: Diagnóstico Diferencial entre a Forma Alcoólica e da Cocaína

Os autores apresentam o caso de um paciente de 46 anos com história de insuficiência cardíaca congestiva, etilismo e uso de cocaína. O diagnóstico diferencial inclui vários elementos que serão discutidos a seguir.


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata