Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº43 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 43


SESSÃO CLÍNICA
Sensação de Desmaio e Vômitos em Atleta de Futebol

Trata-se de sessão clínica para discussão do caso de um atleta de 15 anos de idade, do sexo masculino, jogador de futebol, previamente sem queixas e com avaliações normais que, durante o treinamento, queixou-se de sensação de desmaio e vômitos, tendo sido encaminhado ao serviço médico para avaliação. À consulta não apresentava queixas e seu exame físico era normal. Um eletrocardiograma revelou marcantes alterações de repolarização ventricular. O caso foi investigado e agora discutido em sessão clínica.

RELATO DE CASO
Angioceratoma de Fordyce

Os autores apresentam um relato de caso de angioceratoma de Fordyce de localização escrotal, inicialmente tratado como HPV. Após revisão da literatura, comentam aspectos clínicos, etiológicos e histopatológicos, e concluem que, apesar de a localização ser típica de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), não podemos excluir outros diagnósticos mais raros.

RELATO DE CASO
Cardiomiopatia Diabética

Os autores relatam o caso de um paciente de 64 anos, diabético, que, na ausência de hipertensão arterial sistêmica, forma clínica de doença coronária ou outra condição, desenvolveu insuficiência cardíaca estágios III e IV com várias internações. Os autores discutem o diagnóstico e o tratamento, além dos mecanismos dessa condição incomum.

O DESAFIO DA IMAGEM
Dispneia Progressiva e Tosse Seca

Trata-se do caso de um paciente do sexo masculino, com 33 anos de idade, apresentando queixas de dispneia progressiva e tosse seca. O paciente é fumante de cerca de 30 cigarros/dia e relata fazer uso de drogas injetáveis. Uma tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) foi realizada.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Nódulo Pulmonar Solitário

A conduta de um professor de Pneumologia no nódulo pulmonar solitário.

SESSÃO CLÍNICA
Febre, Artralgia e Manchas

Trata-se de sessão clínica para discussão do caso de uma paciente de 40 anos, negra, referindo febre, dor nas articulações e manchas na pele. O quadro havia se iniciado há quatro meses com rouquidão e irritação em orofaringe; na mesma época notou lesões de pele e, um mês depois, artralgia e lesões cutâneas. Apresentava anemia e leucocitose, tendo sido internada para investigação.

RELATO DE CASO
Esofagite Eosinofílica

Trata-se de um relato de caso de um paciente do sexo masculino de 21 anos de idade com quadro clínico compatível de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e história alérgica para determinados alimentos. Nos exames complementares verificou-se eosinofilia no leucograma, e a endoscopia apresentou esôfago recoberto por pontilhados brancacentos aderidos à mucosa. Na histopatologia a mucosa exibia intensa exocitose de eosinófilos (de 15 a 30 eosinófilos/CGA-campo de grande aumento). Após o tratamento com spray de corticoide o paciente tornou-se assintomático.

 

 


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata