Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº41 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 41


SESSÃO CLÍNICA
Hipertensão e Doença Coronariana

Trata-se do relato de caso de um paciente de 49 anos de idade, do sexo masculino, portador de hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia, cuja conduta é discutida em sessão clínica do XVI Congresso Brasileiro de Hipertensão.

RELATO DE CASO
Fístula Colecistocólica Associada a Colecistite Crônica e Coledocolitíase

A fístula colecistocólica é uma condição pouco comum associada a colecistite crônica e resultado de episódios repetidos de isquemia da vesícula biliar. Os pacientes se apresentam com uma variedade de sintomas biliares que não são específicos dessa condição, embora diarreia crônica e pneumobilia possam sugeri-la. O tratamento recomendado é a colecistectomia com exploração do ducto biliar comum e colangiografia per-operatória. O objetivo deste relato é apresentar e discutir o caso de um paciente com fístula colecistocólica associada a colecistite crônica e coledocolitíase tratado no Hospital Universitário Antonio Pedro.

RELATO DE CASO
Abortos de Repetição, Contraceptivo Oral e Hipertensão Pulmonar

Os autores apresentam um caso de hipertensão pulmonar severa em mulher de 40 anos com história prévia de abortos de repetição e uso ininterrupto de contraceptivo oral durante um ano.

O DESAFIO DA IMAGEM
Quadro de Anemia e Hepatoesplenomegalia a Esclarecer

Trata-se do caso de um paciente do sexo masculino, com 57 anos de idade, apresentando um quadro clínico de anemia e hepatoesplenomegalia, queixando-se, além disso, de dor abdominal, emagrecimento, cansaço e tonteiras a esclarecer. Uma TC de alta resolução do tórax foi realizada.

A CONDUTA DO PROFESSOR

A conduta de um professor de Clínica Médica frente à pré-hipertensão.

SESSÃO CLÍNICA
Perda Ponderal e Epigastralgia

Relato de caso de uma mulher de 51 anos de idade, que apresentou quadro de dor abdominal, náuseas, vômitos e perda de peso de cerca de 15 kg em um ano; foi internada para investigação e realização de exames complementares, que chegaram a um diagnóstico. A conduta é então discutida em sessão clínica.

RELATO DE CASO
Vertigem Postural Fóbica

O objetivo deste trabalho é relatar um caso de síndrome vestibular equivocadamente diagnosticado e inadequadamente tratado. Trata-se de um caso de síndrome vestibular periférica do tipo vertigem postural fóbica diagnosticado através de história clínica, exame clínico-otorrinolaringológico com complementação otoneurológica e confirmado através de avaliação psicológica. Foi realizada revisão da literatura e comparação do nosso caso aos já publicados.


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata