Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº40 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 40 E PARA CONHECER AS NORMAS PARA PUBLICAÇÃO


SESSÃO CLÍNICA
Esplenomegalia em Paciente com Manifestações Vasculares

Trata-se de uma sessão clínica da 34ª Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, para discussão de caso de paciente mulher, com 74 anos, apresentando lombociatalgia, esplenomegalia, poliartralgia e eritrocianose. Discute-se o diagnóstico diferencial e a conduta terapêutica.

RELATO DE CASO
Pericardite Constritiva como Complicação do Lúpus Eritematoso Sistêmico

Os autores apresentam o caso de uma paciente de 19 anos com lúpus eritematoso sistêmico (LES) que desenvolveu pericardite constritiva (PC). Tal condição é muito rara como complicação em portadores dessa colagenose, tendo sido relatados apenas poucos casos na literatura científica.

RELATO DE CASO
Forma Cística Gigante de Carcinoma Papilífero de Tireoide Variante Folicular

A glândula tireoide é um sítio incomum do câncer, representando 3% dos cânceres entre homens no Brasil, sendo a maioria carcinoma papilífero. O carcinoma papilífero variante folicular, o mais frequente subtipo, raramente se apresenta sob a forma de cisto gigante. O caso relatado explora aspectos concernentes ao diagnóstico pré-operatório, estratégias terapêuticas e prognóstico de uma apresentação incomum dessa neoplasia.

O DESAFIO DA IMAGEM
Otalgia e Rinorreia Purulenta, além de Massa na Fossa Nasal Direita

Trata-se de relato de caso de uma mulher com 48 anos de idade, apresentando otalgia, rinite com secreção purulenta e massa na fossa nasal direita, e que desenvolveu febre, tosse, hemoptoicos e dispneia; foram feitos exames de raios X de tórax e tomografia computadorizada de tórax.

A CONDUTA DO PROFESSOR

A conduta de um professor de Pneumologia frente aos empiemas pleurais.

SESSÃO CLÍNICA
Amigdalite e Dor Torácica

Trata-se de sessão clínica do Iecac, Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, para discussão do caso de um paciente do sexo masculino, de 18 anos, apresentando amigdalite, febre e dor torácica. O caso é discutido para esclarecimento diagnóstico e discussão da conduta adotada.

RELATO DE CASO
Endocardite por Streptococcus Beta-Hemolítico do Grupo C

Paciente feminina de 61 anos internada devido a falta de ar, fadiga e aumento do volume abdominal. Testes laboratoriais evidenciaram endocardite. A valva cardíaca acometida e o agente etiológico identificado são atípicos. Foi descrita evolução da paciente durante a internação no Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE RELATOS DE CASO

1. Enviar o relato de caso em CD ou pelo e-mail condmed@globo.com com texto em fonte Times New Roman, corpo 12, enviando pelo correio ou entregando em mãos a AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO conforme modelo abaixo.
2. Redigir o título em português e, logo abaixo, em inglês
3. Em seguida, mencionar nomes dos autores, titulação principal de cada um, e serviço ou instituição a que pertencem.
4. Fazer o resumo do relato de caso em português, com não mais que 250 palavras, seguido do abstract, em inglês, também com não mais que 250 palavras.
5. Colocar as palavras-chave (ou descritores), num mínimo de três e máximo de cinco, seguidas das key-words, em inglês, também no mínimo de três e máximo de cinco.
6. Para o texto do relato de caso, sugerimos itens (não obrigatórios) como apresentação, anamnese, antecedentes, exame físico, impressão diagnóstica, exames solicitados e seus resultados, evolução e conduta adotados, comentários e discussão, e bibliografia (referida ou não) ao final.
7.
A bibliografia pesquisada ou as referências bibliográficas não devem ter mais que 10 itens. No caso das referências bibliográficas, todas elas devem estar citadas no texto e numeradas na ordem de seu aparecimento.
8. As figuras e fotos devem estar em arquivo JPG.

OBS: Para publicação de sessões clínicas e desafios da imagem, consultar a editora sobre as normas .

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO DE RELATO DE CASO

Por meio deste termo de autorização, nós (nome e qualificação de todos os autores do relato), únicos autores do relato de caso intitulado (título do relato de caso), AUTORIZAMOS sua publicação na revista CONDUTA MÉDICA, ao mesmo tempo em que declaramos expressamente que todas as obrigações éticas e legais exigíveis foram atendidas na elaboração e no relato do referido caso, inclusive em relação a direitos autorais, isentando neste ato a revista de qualquer responsabilidade relativa a tais obrigações.

Rio de Janeiro, (data).
(nome legível e assinatura de TODOS os autores)

 

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO DE SESSÃO

Por meio deste termo de autorização, eu (nome e qualificação do professor responsável pela sessão) , responsável pela sessão clínica (ou cirúrgica) intitulada (título da sessão) , realizada no dia (data da realização da sessão) pelo (nome do(s) serviço(s) ou instituição (ões) que realizou(aram) a sessão) , AUTORIZO a publicação de sua transcrição na revista CONDUTA MÉDICA, ao mesmo tempo em que declaro expressamente que todas as obrigações éticas e legais exigíveis foram atendidas na elaboração e na apresentação da referida sessão, inclusive em relação a direitos autorais, isentando neste ato a revista de qualquer responsabilidade relativa a essas obrigações.

Rio de Janeiro, (data).
(nome e assinatura do responsável pela sessão)


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata