Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº30 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 30


SESSÃO CLÍNICA
Edema de Membros Inferiores

Trata-se de uma sessão clínica de relato de caso de paciente com queixa principal de edema de membros inferiores, realizada na 10a Enfermaria do Hospital Gaffrée e Guinle (Unirio), no Rio de Janeiro, com discussão sobre a conduta diagnóstica e terapêutica a ser adotada no caso.

RELATO DE CASO
Hipertensão Arterial Sistêmica Associada com Coarctação da Aorta

Trata-se de um relato de caso de um paciente de 34 anos de idade portador de coarctação da aorta e hipertensão arterial sistêmica. Os autores fazem ainda uma revisão sobre o assunto.

RELATO DE CASO
Síndrome de Veia Cava Superior

A síndrome de veia cava superior (SVCS) pode se apresentar de várias formas, dependendo do grau de obstrução, assim como da etiologia. A obstrução completa está associada à deterioração rápida e à malignidade do quadro, enquanto causas benignas tendem a ter evolução indolente. A grande maioria dos casos ocorre por doenças malignas. No entanto, o número de casos benignos vem aumentando, em grande parte devido a causas iatrogênicas (cateterização de veias profundas e introdução de marca-passos transvenosos). O tratamento inclui desde anticoagulação e terapia medicamentosa a implante de stents ou bypass cirúrgico.

O DESAFIO DA IMAGEM
Massa Palpável na Região Epigástrica

Os autores apresentam a imagem (ultra-sonografia abdominal) obtida de um homem de 50 anos de idade, alcoólatra, que apresentou um aumento do volume no andar superior do abdômen há quatro meses, sem outras queixas.  O diagnóstico então foi feito.

SESSÃO CLÍNICA
Litíase Biliar Intra e Extra-Hepática com Colangite

Trata-se de uma paciente de 28 anos, que apresentou quadro de dor abdominal em hipocôndrio direito associada a náuseas e vômitos biliares. A paciente evoluiu com icterícia, febre alta, calafrios, colúria e acolia fecal. Foi realizada ultra-sonografia de abdome, que mostrou apenas litíase intra-hepática. Na seqüência, foi realizada colangiorressonância, que evidenciou, além dos cálculos nos ductos hepáticos, diversos cálculos no colédoco.

A CONDUTA DO PROFESSOR

A conduta terapêutica de um professor de Endocrinologia frente a um paciente tipicamente obeso e portador de diabetes mellitus do tipo 2.

RELATO DE CASO
Insuficiência Cardíaca em Portador de Distrofia Muscular de Duchenne

A distrofia muscular de Duchenne (DMD), desordem hereditária recessiva, ocorre em aproximadamente 1 para cada 3.300 a 4.000 nascidos vivos, e é decorrente de um defeito na banda P21 do cromossoma X, responsável pela produção da distrofina. A ausência da distrofina resulta em perda do complexo protéico do sarcolema e conseqüente degeneração muscular progressiva. O envolvimento cardíaco é comum, e usualmente ocorre após os 10 anos de idade. Em 10% dos casos a morte é devida a insuficiência cardíaca. O reconhecimento da cardiomiopatia na DMD é importante, e requer investigação cardiológica. Relatamos, neste artigo, o caso clínico de portador de DMD que evoluiu com insuficiência cardíaca, discutindo o diagnóstico e terapêutica.

RELATO DE CASO
Lesão Pulmonar Aguda Associada ao Uso de Plasma Fresco Congelado

A lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI – transfusion related acute lung injury) é uma complicação da utilização dos hemoderivados, com incidência cada vez maior. Estima-se, nos EUA, que a TRALI ocorre em até 0,16% dos pacientes que recebem hemotransfusões, podendo levar ao óbito em 5-25% dos casos. A patogênese parece estar relacionada a um aumento da permeabilidade capilar pulmonar imunomediada por complexos antígenos, histocompatibilidade tecidual (HLA) do doador e imuno-resposta do receptor. Clinicamente, se caracteriza por um edema pulmonar não cardiogênico que pode ocorrer em até 48 horas após a transfusão. Laboratorialmente se pode encontrar leucopenia e plaquetopenia. Por ser uma injúria autolimitada, com o tratamento de suporte adequado se resolve em até 48h. Passamos a relatar um caso de um paciente renal crônico que, ao receber plasma fresco congelado, apresentou quadro de edema pulmonar, sendo excluídas causas cardíacas e hipervolemia. Após a instituição do suporte intensivo, o paciente apresentou reversão completa do quadro em seis horas.


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata