Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº39 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 39


SESSÃO CLÍNICA
Cansaço e Dispnéia

Trata-se de uma sessão clínica realizada no dia 16 de Janeiro de 2008 no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), Rio de Janeiro (RJ), com discussão diagnóstica a respeito do caso de paciente que se queixava de “cansaço e dispnéia”.

O DESAFIO DA IMAGEM
Dispnéia Progressiva

Paciente de 56 anos, masculino, queixando-se de dispnéia progressiva. Relata ter sido operado de tumor gástrico há cerca de um ano. Tomografia computadorizada de tórax revelou derrame pleural bilateral, mais extenso à esquerda.

RELATO DE CASO
Amiloidose

Paciente feminina, com 45 anos de idade, admitida em nosso serviço com quadro de disfagia progressiva, infiltração subcutânea e edema em membros superiores e inferiores, evoluindo com artralgia de punhos, cotovelos, alopécia, macroglossia e disfonia. O período de evolução entre o início dos sintomas e a internação na 34ª Enfermaria foi de cinco anos, aproximadamente. A investigação para amiloidose confirmou a suspeita diagnóstica, sendo a paciente referenciada para acompanhamento hematológico / quimioterápico.

RELATO DE CASO
Hemoptise no Âmbito da Doença Cardiovascular

Os autores apresentam o caso de um paciente de 39 anos com hemoptise decorrente de estenose mitral, condição que passa freqüentemente despercebida, fazendo com que se atrase o diagnóstico e, às vezes, que ele nem mesmo seja formulado.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Síndrome do Não-Tireoidiano Doente

A conduta de um professor de Endocrinologia na síndrome do não-tireoidiano doente.

SESSÃO CLÍNICA
Dor em Hipocôndrio Direito e Aumento da Circunferência Abdominal

Trata-se do relato de caso de paciente com dor em hipocôndrio direito, sangramento digestivo e aumento da circunferência abdominal, cujos sintomas foram investigados pelo Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário Antonio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ), com atuação do Serviço de Hematologia desse mesmo hospital.

RELATO DE CASO
Hanseníase Virchowiana com Reação Hansênica

A hanseníase é uma infecção crônica, granulomatosa, causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. É uma doença ainda muito prevalente em regiões subdesenvolvidas. Apresenta-se sob as formas pauci e multibacilar e pode evoluir para estados reacionais na vigência ou não do tratamento. Este trabalho expõe o caso de uma paciente de 29 anos que abriu o quadro de hanseníase com a reação hansênica, com extensas manifestações cutâneas que, após o diagnóstico correto, tratou e evoluiu com melhora das lesões.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE RELATOS DE CASO

1. Enviar o relato de caso em CD ou pelo e-mail condmed@globo.com com texto em fonte Times New Roman, corpo 12, enviando pelo correio ou entregando em mãos a AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO conforme modelo abaixo.
2. Redigir o título em português e, logo abaixo, em inglês
3. Em seguida, mencionar nomes dos autores, titulação principal de cada um, e serviço ou instituição a que pertencem.
4. Fazer o resumo do relato de caso em português, com não mais que 250 palavras, seguido do abstract, em inglês, também com não mais que 250 palavras.
5. Colocar as palavras-chave (ou descritores), num mínimo de três e máximo de cinco, seguidas das key-words, em inglês, também no mínimo de três e máximo de cinco.
6. Para o texto do relato de caso, sugerimos itens (não obrigatórios) como apresentação, anamnese, antecedentes, exame físico, impressão diagnóstica, exames solicitados e seus resultados, evolução e conduta adotados, comentários e discussão, e bibliografia (referida ou não) ao final.
7.
A bibliografia pesquisada ou as referências bibliográficas não devem ter mais que 10 itens. No caso das referências bibliográficas, todas elas devem estar citadas no texto e numeradas na ordem de seu aparecimento.
8. As figuras e fotos devem estar em arquivo JPG.

OBS: Para publicação de sessões clínicas e desafios da imagem, consultar a editora sobre as normas .

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO DE RELATO DE CASO

Por meio deste termo de autorização, nós (nome e qualificação de todos os autores do relato), únicos autores do relato de caso intitulado (título do relato de caso), AUTORIZAMOS sua publicação na revista CONDUTA MÉDICA, ao mesmo tempo em que declaramos expressamente que todas as obrigações éticas e legais exigíveis foram atendidas na elaboração e no relato do referido caso, inclusive em relação a direitos autorais, isentando neste ato a revista de qualquer responsabilidade relativa a tais obrigações.

Rio de Janeiro, (data).
(nome legível e assinatura de TODOS os autores)

 

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO DE SESSÃO

Por meio deste termo de autorização, eu (nome e qualificação do professor responsável pela sessão) , responsável pela sessão clínica (ou cirúrgica) intitulada (título da sessão) , realizada no dia (data da realização da sessão) pelo (nome do(s) serviço(s) ou instituição (ões) que realizou(aram) a sessão) , AUTORIZO a publicação de sua transcrição na revista CONDUTA MÉDICA, ao mesmo tempo em que declaro expressamente que todas as obrigações éticas e legais exigíveis foram atendidas na elaboração e na apresentação da referida sessão, inclusive em relação a direitos autorais, isentando neste ato a revista de qualquer responsabilidade relativa a essas obrigações.

Rio de Janeiro, (data).
(nome e assinatura do responsável pela sessão)


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata