Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº36 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 36


SESSÃO CLÍNICA
Linfadenopatia e Tumoração em Criança

Trata-se de uma sessão clínica de relato de caso de paciente pediátrico com linfonodo axilar e tumoração infraclavicular, realizada no Serviço de Pediatria do Huap-UFF, Niterói (RJ), com discussão da conduta para o diagnóstico da patologia, classificação e prognóstico.

RELATO DE CASO
Tumor Estromal Gastrointestinal

Os autores relatam um caso de tumor estromal do estômago em paciente adulto assintomático e discutem aspectos clínicos, diagnóstico e possibilidades de tratamento de acordo com a bibliografia.

RELATO DE CASO
Síndrome de Morte Súbita Neonatal?

A síndrome de morte súbita do lactente (SMSL) é a terceira maior causa de mortalidade infantil nos países desenvolvidos, com incidência máxima entre dois e quatro meses de idade, mas que também pode acometer recém-nascidos. Sua ocorrência está quase sempre relacionada com o sono. Embora a incidência tenha caído significativamente após 1990, a SMSL persiste como uma das principais causas de morte no primeiro ano de vida. O objetivo deste artigo é descrever o caso de um recém-nascido que morreu de maneira súbita e inesperada no 13o dia de vida. Nem mesmo a necropsia esclareceu a causa mortis.

A CONDUTA DO PROFESSOR

A conduta de um professor de Clínica Médica na hipertensão refratária.

SESSÃO CLÍNICA
Perda Ponderal, Prostração e Astenia

Trata-se de caso de paciente masculino, com 45 anos de idade, apresentando há meses emagrecimento, astenia, tremores e sudorese. Meses após teve confirmado diagnóstico de sida. Foi internado para acompanhamento no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da UNIRIO.

O DESAFIO DA IMAGEM
Dor Abdominal na Fossa Ilíaca Direita, Náuseas e Vômitos

Relato de caso de paciente do sexo masculino, de 27 anos, atendido pela Emergência do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, referindo dor abdominal na fossa ilíaca direita, náuseas e vômitos. Ao exame físico, apresentava dor abdominal à palpação na fossa ilíaca direita. Foi realizada uma ultra-sonografia abdominal e o diagnóstico foi confirmado.

RELATO DE CASO
BAV Total de Causa Indeterminada

Trata-se do relato de caso de uma paciente de 51 anos, hipertensa, portadora de DPOC (bronquite crônica), que refere episódios de dispnéia, cansaço aos pequenos esforços, fatigabilidade fácil, tontura, turvação da visão e desmaios, iniciados cinco meses antes da internação no Hospital Universitário Antonio Pedro. Após internação e investigação, foi diagnosticado BAV total, com necessidade de implantação de marcapasso. Devido à ausência de critérios que incluíssem a paciente nas causas clássicas de BAV total, propõe-se, com este artigo, uma análise da literatura sobre causas incomuns de BAV total, visando o esclarecimento da possível etiologia da arritmia.


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata