Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº34 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 34


SESSÃO CLÍNICA
Febre de Origem Obscura

Trata-se de uma sessão clínica de relato de caso de uma paciente que, após cirurgia para retirada de um tumor ovariano, no segundo dia de pós-operatório evoluiu com febre contínua, sendo internada durante uma semana para investigação. Sem diagnóstico, foi enquadrada em características sindrômicas de febre de origem obscura.

RELATO DE CASO
Insuficiência Cardíaca Refratária

Os autores relatam o caso de um paciente jovem, portador de miocardiopatia dilatada, alcoólica. O paciente ficou 60 dias internado em decorrência de síndrome edemigênica de difícil controle, apesar de medicação endovenosa. Nesses casos, é mister o diagnóstico diferencial com várias condições, entre as quais podemos destacar embolia pulmonar, intoxicação digitálica, síndrome hipercinética oculta, etc. No caso em questão, a disfunção miocárdica foi um fator preponderante. Presume-se que, no futuro, os aquaréticos devam representar um papel muito útil no tratamento de tais pacientes.

RELATO DE CASO
Antagonistas dos Receptores da Angiotensina: Proteção Cardiovascular na Hipertensão Arterial

Relatamos o caso clínico de paciente de 50 anos de idade, portador de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, doença arterial coronariana com implante de stent intracoronário e acidente vascular cerebral recente, obtendo controle do quadro clínico com o emprego de antagonista do receptor AT1 da angiotensina II, estatina e antiagregante plaquetário.  Discutimos o efeito protetor do bloqueio do sistema renina-angiotensina-aldosterona na fisiopatologia da hipertensão arterial, destacando a proteção além da redução da pressão arterial.

O DESAFIO DA IMAGEM
Dispnéia aos Grandes Esforços

Trata-se de relato de caso de paciente do sexo masculino, 67 anos, lavrador, com queixas de dispnéia aos grandes esforços, sibilos e tosse com expectoração, há três anos. O quadro radiológico se apresentou inalterado nesse período. Um exame de tomografia computadorizada do tórax foi realizado.

SESSÃO CLÍNICA
Esclerose Tuberosa

Trata-se de uma sessão clínica de relato de caso de esclerose tuberosa, realizada no Serviço de Pediatria do Huap-UFF, Niterói, em que são discutidos o diagnóstico, a forma de apresentação e a etiologia da doença.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Dor Precordial e Antecedentes de Refluxo

A conduta de um professor de Gastroenterologia na dor precordial com antecedentes de refluxo.

RELATO DE CASO
Hepatite C Crônica pelo Genótipo 4

Os autores relatam um caso de hepatite do tipo C crônica caracterizada como sendo do genótipo 4, que usualmente é contraída no exterior.


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata