Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº32 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 32


SESSÃO CLÍNICA
Dor em Membro Inferior e Massa Supra-Esternal

Trata-se de uma sessão clínica de relato de caso de um paciente com HIV, que apresentou complicações, devido a imunossupressão grave, como o linfoma de Burkitt. Segue-se discussão sobre as complicações no paciente imunossuprimido pela aids, realizada na 10a Enfermaria do HUGG da Uni-Rio, Rio de Janeiro (RJ).

RELATO DE CASO
Síndrome de Sweet Associada a Retocolite Ulcerativa

A síndrome de Sweet (dermatose neutrofílica febril aguda) ocorre mais freqüentemente em mulheres de 30-60 anos, e consiste de lesões cutâneas características, febre, mal-estar e leucocitose. Pode estar associada ao uso de diversos medicamentos, neoplasias malignas hematopoiéticas, e outras doenças. Descreveremos o caso de uma paciente de 37 anos, portadora de retocolite ulcerativa em atividade, que apresentou um quadro agudo de lesões cutâneas na face, tronco e membros superiores. O diagnóstico de síndrome de Sweet foi confirmado através de exame histopatológico. A paciente foi tratada com prednisona 60 mg/dia, com remissão completa da dermatose.

RELATO DE CASO
Esclerodermia e Hanseníase

Os autores apresentam o caso clínico de uma paciente com esclerodermia diagnosticada há dois anos, e que há três meses apresentou lesões cutâneas características de hanseníase.  Os autores fazem uma revisão sobre o diagnóstico e terapêutica instituídas.

O DESAFIO DA IMAGEM
Toracotomia com Retirada de Fragmento do Nódulo

Este desafio da imagem se refere a uma paciente de 45 anos submetida a exames de rotina para pré-operatório de cirurgia pélvica, e que sofreu uma biópsia pulmonar em função de nódulos presentes em telerradiografia de tórax.

SESSÃO CLÍNICA
Aumento do Volume Abdominal

Trata-se de caso de mulher jovem, 39 anos de idade, apresentando aumento gradual do volume abdominal. Dados do exame físico e dos exames de imagem esclareceram tratar-se de cisto ovariano.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Hipertensão Pulmonar do Recém-Nascido

A conduta de um professor de Pediatria na hipertensão pulmonar do recém-nascido.

RELATO DE CASO
Manifestação de Miocardite como Insuficiência Coronária Aguda de Alto Risco

Os autores apresentam o caso de um paciente com fatores de risco para doença arterial coronária, cuja síndrome clínica de insuficiência coronariana aguda, em verdade, era decorrente de perimiocardite, condição que deve ser sempre incluída no diagnóstico diferencial e que tem tratamento completamente diferente.

RELATO DE CASO
Dislipidemia em Coronariopata e Ação das Estatinas

Relatamos o caso clínico de mulher de 48 anos, portadora de hiperlipidemia, que apresentou quadro de angina de peito, tendo sido investigada e tratada cirurgicamente com revascularização miocárdica, mantendo-se estável clinicamente em uso de medicação. Discutimos os efeitos pleiotróficos das estatinas sobre o endotélio vascular, como protetores do risco cardiovascular.


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata