Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº29 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 29


SESSÃO CLÍNICA
Edema Agudo de Pulmão em Maratonista durante Treinamento

O edema pulmonar agudo é uma das emergências médicas mais comuns. O edema pulmonar hidrostático é usualmente cardiogênico, e as causas usuais de disfunção sistólica e diastólica ventricular esquerda (doença arterial coronariana, hipertensão arterial, cardiopatias congênitas, cardiomiopatias, miocardites, etc.) são responsáveis pelo desenvolvimento de edema agudo pulmonar. Fatores desencadeantes comuns são a isquemia aguda, o infarto do miocárdio, as alterações do ritmo ou condução, a hipertensão arterial, o abuso de drogas, a infecção, o estresse físico ou psicológico, etc.

RELATO DE CASO
Distrofia Muscular de Becker com Envolvimento Cardiovascular

Os autores apresentam o caso de um paciente de 23 anos com distrofia muscular de Becker com importante e grave envolvimento cardiovascular, manifestando-se com insuficiência cardíaca. Essa condição genética, ligada ao cromossomo X e com comprometimento da distrofina cardíaca, pode ser progressiva ou, muitas vezes, permitir uma sobrevida normal.  A distrofia muscular de Becker não é habitual nos serviços de cardiologia, já que é incomum, ocorrendo um caso para cada 300.000 nascimentos.

RELATO DE CASO
Pneumoperitôneo após Extubação Traumática Acidental

Os autores apresentam o caso de uma mulher de 78 anos internada com quadro de pneumonia, que evoluiu com insuficiência respiratória e necessidade de prótese ventilatória. Após extubação traumática acidental, evoluiu com enfisema subcutâneo, cianose periférica e abdome em tábua. A rotina de abdome agudo revelou imagem sugestiva de pneumoperitôneo e a laparotomia exploradora confirmou pneumoperitôneo e grande quantidade de enfisema em mesentério, pequeno omento e retroperitôneo, mas sem evidências de ruptura ou outras alterações intraperitoneais.

O DESAFIO DA IMAGEM
Tosse e Hemoptóicos

Os autores apresentam a imagem obtida de um paciente com 47 anos, apresentando tosse e hemoptóicos após acidente automobilístico.

SESSÃO CLÍNICA
Perda Ponderal, Anorexia e Plaquetopenia

Os autores relatam um caso de paciente de 66 anos de idade portadora de hepatite por vírus C com plaquetopenia e emagrecimento, além de complicações clínicas em virtude da doença básica. O diagnóstico diferencial e a terapêutica são discutidos.

RELATO DE CASO
Sarcoma de Kaposi

Os autores relatam caso clínico de Sarcoma de Kaposi não relacionado à sida-aids, e fazem uma revisão bibliográfica sobre a sua terapêutica.

RELATO DE CASO
Esclerose Tuberosa

A esclerose tuberosa, também chamada de epiloia, é uma doença autossômica dominante de penetrância variável, caracterizada por múltiplos hamartomas cutâneos e viscerais (sistema nervoso central, rins, coração, retina e outros órgãos). Os autores apresentam um caso de esclerose tuberosa clássico e fazem uma breve revisão do assunto. Trata-se de um paciente masculino de 18 anos de idade, com lesões cutâneas (angiofibromas, placas Shagreen, máculas hipomelanóticas e fibroma periungueal), calcificações periventriculares, convulsões e deficiência mental. O paciente teve tratamento sintomático e exérese dos fibromas periungueais.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Prof. Cyro Teixeira da Silva Junior

A conduta de um professor de Pneumologia no diagnóstico etiológico do derrame pleural.


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata