Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº38 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 38


SESSÃO CLÍNICA
Lactente de Dois Meses com Crises Convulsivas

Trata-se do relato de caso de um lactente de dois meses de idade, do sexo feminino, apresentando convulsões, e cujo caso foi objeto de sessão clínica do Departamento de Pediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense.

RELATO DE CASO
Hipertensão Pulmonar Embólica Decorrente de Pendência Prolongada de Membros Inferiores pela Atividade Profissional

Os autores apresentam o caso de um paciente jovem com hipertensão pulmonar embólica, decorrente de embolismo repetido de membros inferiores por trombose venosa profunda.  Alertam que essa complicação de prognóstico reservado poderia ser evitada com o diagnóstico precoce e instituição das medidas preventivas. O único fator predisponente para trombose venosa nesse paciente foi pendência prolongada, por anos, dos membros inferiores.

RELATO DE CASO
Hérnia Isquiática: um Caso Raro de Hérnia

Hérnias isquiáticas são raras e geralmente reportadas como casos isolados. Sua maior incidência é entre mulheres de 20 a 60 anos devido à pelve ginecóide. O diagnóstico é um desafio, porque essas hérnias podem ocorrer com poucos sintomas ou nenhum sintoma, sendo a maioria das suspeitas levantadas pelo cirurgião. O tratamento cirúrgico está indicado devido à possibilidade de estrangulamento, que gera uma emergência cirúrgica. O objetivo deste relato é apresentar e discutir o caso de um paciente com hérnia isquiática tratado no Hospital Universitário Antonio Pedro, da UFF.

O DESAFIO DA IMAGEM
Tosse Produtiva e Febre Há Dois Meses

Trata-se de um exame de tomografia computadorizada do tórax em paciente do sexo masculino, HIV positivo, com 29 anos de idade e apresentando tosse produtiva e febre há dois meses. A imagem é um desafio para o diagnóstico.

A CONDUTA DO PROFESSOR
A conduta de um professor de Pneumologia na doença pulmonar obstrutiva crônica.

SESSÃO CLÍNICA
Febre, Dor Abdominal e Adenomegalia Inguinal

Relato de caso de paciente de 28 anos de idade, do sexo masculino, portador de HIV, que desenvolveu febre diária, dor abdominal difusa e adenomegalia inguinal dolorosa bilateral. Tinha história prévia de tuberculose pulmonar, e seu caso foi discutido na sessão clínica da 10a Enfermaria do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

RELATO DE CASO
Linfoma Primário do Sistema Nervoso Central

O linfoma primário de sistema nervoso central (LPSNC) é uma doença rara, que corresponde de 1 a 4% das neoplasias cranianas e a 1% de todos os linfomas. Sua incidência tem aumentado, sobretudo devido ao advento da aids, mas também se observou um aumento significativo na incidência de indivíduos imunocompetentes. O LPSNC se manifesta com sintomas neurológicos focais ou generalizados, mas com um grande espectro da heterogeneidade dessas manifestações. Seu diagnóstico se dá por exames de neuroimagem e análise anatomo-patológica. Seu tratamento de maior eficácia se baseia em quimioterapia com altas doses de metotrexate, seguida de radioterapia de consolidação, o que melhorou o prognóstico da doença, elevando a taxa média de sobrevida para além dos 40 meses.

 


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata