Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº62 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 62


SESSÃO CLÍNICA
Histórico Familiar de Morte Súbita

Paciente masculino, 63 anos de idade, apresentando episódios de síncope com história familiar de morte súbita. Discutiu-se o diagnóstico de cardiomiopatia hipertrófica e a indicação de cardiodesfibrilador implantável.

RELATO DE CASO
Pneumopatias Induzidas por Medicamentos - Amiodarona

Tendo como fio condutor dois casos de pneumonite por amiodarona com divergentes desfechos, os autores discutem os agravos respiratórios induzidos por medicamentos, lembrando que os danos causados pelo benzofurano iodado são passíveis de prevenção.

DESAFIO DIAGNÓSTICO
Massa Mediastinal

Criança de oito anos com cefaleia, febre alta, prostração, coriza e tosse, e apresentando, no raio X, massa mediastinal.

RELATO DE CASO
Hiperinfecção por Strongyloides Stercoralis em Portador de HTLV-1

A síndrome da hiperinfecção por estrongiloide é uma entidade com alta mortalidade geralmente presente em indivíduos com imunossupressão. Recentemente foi identificada associação entre essa síndrome e a infecção por HTLV-1. Essa relação chama a atenção para a ocorrência da hiperinfecção num subgrupo em que a imunossupressão do hospedeiro não é evidente. O relato do caso apresenta um paciente previamente hígido que refere dores abdominais, alterações do ritmo intestinal e tosse produtiva. As radiografias do tórax eram normais, porém a tomografia mostrava lesões em vidro fosco difusas e cistos no parênquima pulmonar. A endoscopia digestiva alta e a broncoscopia evidenciaram elevada população de Strongyloides stercoralis no duodeno e brônquios, respectivamente. A sorologia para HTLV-1 foi positiva. O paciente recebeu tratamento com anti-helmíntico, evoluindo com melhora clínica.

SESSÃO CLÍNICA
Dispneia Progressiva
Paciente masculino de 68 anos, relatando dispneia aos grandes esforços com piora progressiva, evoluindo para dispneia em repouso. Uma sessão clínica no hospital do Iecac discutiu o caso.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Biomarcadores Diagnósticos Bioquímicos de Utilidade Prática em Pleurologia

A conduta de um professor de Medicina do Esporte na prevenção da morte súbita durante o exercício.

RELATO DE CASO
Penfigoide Gestacional

Trata-se do caso de uma paciente de 30 anos, primípara, que no terceiro trimestre de gestação apresentou lesões bolhosas que foram diagnosticadas como penfigoide gestacional.


faça o download em PDF da edição completa


2017 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata