Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº60 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 60


SESSÃO CLÍNICA
Insuficiência Cardíaca Agravada por Marca-Passo

Paciente do sexo masculino, 55 anos, admitido por insuficiência cardíaca (IC) descompensada iniciada três meses após implante de marca-passo (MP) dupla câmara devido a bloqueio atrioventricular total. Apresentou dissincronismo atrioventricular e intraventricular. Após ressincronização, teve melhora clínica e ecocardiográfica. Discutiu-se a ação do MP sobre o dissincronismo e sua contribuição para o agravamento da IC.

RELATO DE CASO
Síndrome de Guillain Barré com Manifestações Atípicas após Leptospirose

A relação entre síndrome de Guillain Barré (SGB) e leptospirose é pouco compreendida. Acredita-se que seu mecanismo seja decorrente da produção de anticorpos séricos contra antígenos dos nervos periféricos. Há raros casos publicados na literatura médica. Relatamos o caso de um paciente jovem que apresentou grave síndrome de Guillain Barré, com tetraparesia e oftalmoplegia após infecção assintomática por bactéria do gênero Leptospira. O relato chama a atenção pela apresentação de SGB num paciente comforma assintomática da leptospirose, apresentação neurológica pouco frequente e exuberante.

DESAFIO DIAGNÓSTICO
Múltiplas Opacidades em Vidro Fosco com Distribuição Centrolobular em Ambos os Pulmões 

Paciente masculino, 24 anos, iniciou quadro agudo de dispneia, tosse e hemoptise. É tabagista há sete anos (14 maços/ano) e usuário de drogas. 

RELATO DE CASO
Oclusão da Veia Central da Retina por Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídio
A síndrome do anticorpo antifosfolipídio (SAF) é um distúrbio vascular sistêmico que leva a eventos tromboembólicos, afetando inclusive os vasos retinianos. É relatado aqui um caso de síndrome do anticorpo antifosfolipídio primária que abriu o quadro com uma oclusão da veia central da retina, no intuito de atentar no diagnóstico dessa doença de importante morbidade.
 
SESSÃO CLÍNICA
Insuficiência Cardíaca Aguda em Paciente com Imunossupressão
Paciente do sexo masculino, branco, de 41 anos, com história de drogadição e imunossupressão, apresenta quadro agudo de insuficiência cardíaca de rápida progressão, típica de cardiomiopatia dilatada, onde a dispneia precede o edema. Sem história familiar de cardiopatia.
 
A CONDUTA DO PROFESSOR
Acidente Ofídico Bothrópico

A conduta de um professor de Medicina Clínica no acidente ofídico bothrópico.
 
RELATO DE CASO
Endocardite Infecciosa em Paciente com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Trata-se de um caso de endocardite aórtica (EIAo) por Staphylococcus aureus com desfecho letal, ocorrida em paciente com síndrome da imunodeficiência adquirida (Sida). Este relato destaca algunsa spectos clínicos e epidemiológicos relevantes da ocorrência das infecções “não-oportunistas” em pacientescom Aids e EI.
 
RELATO DE CASO
Hemorragia Digestiva Baixa por Angiossarcoma Metastático Jejunal
Os autores relatam um caso de hemorragia digestiva baixa por angiossarcoma metastático de jejuno em paciente de 37 anos submetida quatro anos antes a mastectomia e radioterapia por angiossarcoma de mama. Com a revisão da literatura, destacam a raridade do tumor, suas características histopatológicas ea incerteza dos benefícios da quimioterapia após ressecção cirúrgica.
 
 

faça o download em PDF da edição completa


2018 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata