Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº57 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 57


SESSÃO CLÍNICA
Náuseas, Dispneia e Tosse
Trata-se do caso de um paciente do sexo masculino, 39 anos, apresentando clínica de náuseas, dispneia e tosse. Seu caso foi então discutido em sessão clínica da 10ª Enfermaria do HUGG, da UniRio.

RELATO DE CASO
Hanseníase: a Importância do Exame dos Contatos
A hanseníase é uma doença de evolução crônica e lenta, possuindo alta infectividade, porém baixa patogenicidade. Sabe-se que os pacientes multibacilares (MB) são a principal fonte de infecção, e que esse risco é maior nos contatos domiciliares dos pacientes MB do que nos dos paucibacilares (PB) e na população em geral. No contato domiciliar, a maior incidência ocorre entre os consanguíneos da família nuclear do que entre os demais familiares, o que demonstra o componente genético envolvido. Sendo assim, o diagnóstico de hanseníase virchowiana em um paciente de cinco anos de idade, com história de pai MB e mãe PB, corrobora esse fato. Este relato ilustra bem a importância da vigilância dos contatos para a obtenção do diagnóstico precoce – o que pode trazer resultados significativos para o controle e até para a eliminação da doença.

O DESAFIO DA IMAGEM
Imagem em Vidro Fosco na Radiografia de Tórax
Trata-se do caso de uma paciente do sexo feminino, de 54 anos, em tratamento de câncer de mama, apresentando imagem em vidro fosco na radiografia de tórax.

RELATO DE CASO
Tumor Sólido Pseudopapilar de Pâncreas (Tumor de Frantz)
O tumor de Frantz é uma neoplasia rara exócrina do pâncreas, pseudopapilar, sólida, de baixo grau de malignidade, que acomete predominantemente mulheres jovens na segunda e terceira décadas de vida. Foi primeiramente descrita em 1959 por Frantz como um “tumor papilar do pâncreas”. Pouco mais de 700 casos foram relatados na literatura mundial até o momento. Sua etiopatogenia ainda é desconhecida. Os autores apresentam um caso de tumor de Frantz em uma paciente com 13 anos de idade, cuja apresentação clínica foi de massa abdominal palpável e icterícia obstrutiva há um mês. Submetida à tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética de abdome, observou-se massa sub-hepática com 9 cm comprimindo o hilo hepático, com áreas de necrose no interior, intimamente relacionada ao pâncreas. A paciente foi submetida a gastroduodenopancreatectomia cefálica com reconstrução clássica à Child. A histopatologia confirmou neoplasia sólida pseudopapilar da cabeça do pâncreas. Nenhum tratamento adjuvante foi instituído e a paciente se encontra bem, em acompanhamento ambulatorial, dois anos após o tratamento operatório realizado no Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói-RJ.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Hipertensão Arterial no Paciente Diabético
A conduta de um professor de Clínica Médica em relação ao tratamento da hipertensão arterial no paciente diabético.

SESSÃO CLÍNICA
Dispneia Progressiva
Trata-se do caso de um paciente de 36 anos, do sexo masculino, com queixa de dispneia progressiva nos dois últimos anos. Refere ainda edema e dor torácica. Seu caso foi então discutido numa sessão clínica do Iecac.

RELATO DE CASO
Síndrome de Gianotti-Crosti
Acrodermatite papulosa infantil ou síndrome de Gianotti-Crosti é doença infecciosa, rara, de caráter benigno e autolimitado, acometendo crianças entre um a seis anos de idade. Apresenta-se o relato de um caso ressaltando a importância da união de bases clínicas e histopatológicas para elucidação diagnóstica.

RELATO DE CASO
Endocardite Infecciosa em Bioprótese e o Questionamento da Sensibilidade dos Critérios
de Duke
O reconhecimento precoce da endocardite infecciosa determina melhor prognóstico. O diagnóstico de certeza é estabelecido com histológicos e microbiológicos da vegetação ou êmbolo na cirurgia cardíaca. Entretanto, os critérios de Duke podem ser utilizados como método diagnóstico presuntivo com alta sensibilidade e especificidade.

 


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata