Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº56 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 56


SESSÃO CLÍNICA
Dispneia e Palpitação em Adolescente
Trata-se de um paciente de 13 anos com sintomas de dispneia e palpitação relacionados com extrassistolia frequente, originária do ventrículo direito. Havia também história de um irmão com taquicardiomiopatia que teve morte súbita na adolescência. Os autores discutem o difícil diagnóstico, e não excluem a possibilidade de displasia ventricular arritmogênica.

RELATO DE CASO
Insuficiência Cardíaca Congestiva em Paciente com Doença Falciforme
A doença falciforme apresenta elevada prevalência no Brasil, podendo haver complicações cardiológicas evolutivas em seu curso clínico. Apresentamos e discutimos o caso clínico de paciente com doença falciforme que desenvolveu cardiomiopatia dilatada e hipertensão arterial pulmonar.

RELATO DE CASO
Síndrome de Kearns-Sayre
A síndrome de Kearns-Sayre (SKS) é uma doença rara, relacionada a alterações no DNA mitocondrial, geralmente diagnosticada antes dos 20 anos de idade. Clinicamente é caracterizada pela presença de endocrinopatias associadas à tríade oftalmoplegia externa crônica progressiva, retinite pigmentar e defeitos de condução cardíaca. Relatamos o caso de um paciente do sexo masculino com diagnóstico clínico aos 11 anos de idade devido à presença de ptose palpebral, oftalmoplegia e baixa estatura. Durante o seu seguimento, evoluiu com bloqueio atrioventricular total, hipoparatireoidismo e diabetes.

O DESAFIO DA IMAGEM
Manifestações Clínicas Neurológicas
Trata-se do caso de uma adolescente de 16 anos, em tratamento para leucemia mieloide crônica (LMC) na fase blástica, que apresentou crise convulsiva, déficit neurológico focal, hipertensão intracraniana e hemiparesia à direita.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Abortamento de Repetição
A conduta de um professor de Ginecologia frente ao abortamento de repetição.

SESSÃO CLÍNICA
Dor e Artralgia
Trata-se do caso de uma paciente feminina de 30 anos, apresentando, há cerca de dois anos e sete meses, artralgias simétricas em grandes articulações. Teve o seu caso discutido numa sessão clínica da 34ª Enfermaria da Santa Casa do Rio de Janeiro.

RELATO DE CASO
Lúpus Neonatal
O lúpus neonatal (LN) é uma doença autoimune rara do feto em desenvolvimento e do neonato, em que ocorre a transmissão transplacentária de autoanticorpos maternos. As apresentações clínicas mais frequentes envolvem lesões dermatológicas e alterações da condução cardíaca. O objetivo dos autores é relatar um caso de LN, com suas principais manifestações, bem como o seu manejo clínico.

RELATO DE CASO
Doença de Paget
A doença de Paget da mama é uma desordem eczematosa do mamilo e da pele areolar adjacente, usualmente associada ao carcinoma intraductal de mama. Acomete principalmente mulheres, na quinta e sexta década, sendo rara em homens. Nós relatamos um caso de um homem de 74 anos que apresenta doença de Paget do mamilo.

 


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata