Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº55 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 55


SESSÃO CLÍNICA
Disfagia e Emagrecimento
Trata-se de um caso de paciente feminina, de 62 anos, apresentando disfagia e emagrecimento. O caso é discutido numa sessão clínica do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário Antônio Pedro, da UFF.

RELATO DE CASO
Insuficiência Cardíaca Sistólica Grave Durante a Gestação: Diagnóstico Diferencial
Os autores descrevem o caso de uma mulher negra, de 33 anos, com história prévia de hi
pertensão arterial sistêmica (HAS) desde a adolescência. Durante a gestação desenvolveu insuficiência cardíaca sistólica com edema agudo de pulmão. Os autores discutem o diagnóstico diferencial, bem como o tratamento dessa paciente.

O DESAFIO DA IMAGEM
Hemoptoicos e Emagrecimento Importante
Trata-se do caso de paciente masculino, 65 anos, DPOC com alta carga tabágica (135 maços/ano), que passou a apresentar dispneia aos pequenos esforços, tosse com episódios de hemoptoicos e emagrecimento importante.

RELATO DE CASO
Carcinoma Papilar de Tireoide com Metástases Linfonodais
O carcinoma papilífero de tireoide é a neoplasia maligna mais comum da tireoide. Seu prognóstico geralmente é favorável quando tratado adequadamente, resultando em um índice de mortalidade similar ao da população em geral. Apesar de ser comum o comprometimento linfonodal cervical nesse tipo de enfermidade, não há dados que comprovem o aumento da taxa de mortalidade. O carcinoma papilar se torna agressivo e preocupante no caso de variantes histológicas do tipo esclerosante, de células altas, de células claras e insular. Os autores descrevem o caso de uma paciente jovem com tireoidite de Hashimoto e carcinoma papilar de tireoide esclerosante difuso e metástases linfonodais tipo células altas, discutindo abordagens terapêuticas.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Trabalho de Parto Pré-Termo
A conduta de uma professora de Obstetrícia frente ao trabalho de parto pré-termo.

SESSÃO CLÍNICA
Dispneia, Tosse e Emagrecimento
Trata-se do caso de um homem de 32 anos, apresentando queixas de dispneia, tosse e emagrecimento. O caso foi levado para discussão numa sessão clínica da 10ª Enfermaria do HUGG, UniRio.

RELATO DE CASO
Deformidades Ósseas em Háluces na Hanseníase
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium leprae. O bacilo tem predileção pelas células da pele e nervos periféricos, porém pode acometer outros sistemas, causando diversos distúrbios. As lesões ósseas por invasão direta do bacilo são de baixa incidência; as mais comuns são devidas ao trauma e à infecção secundária nos tecidos denervados. O mecanismo etiopatogênico não está bem elucidado, mas acredita-se que seja um estado reativo ao bacilo ou aos seus antígenos. A reabsorção óssea afila e/ou encurta as falanges, metacarpos e metatarsos. A reabsorção distal diminui o comprimento ósseo, enquanto que a reabsorção do osso trabecular, também chamada de atrofia óssea concêntrica, diminui a largura. A combinação de ambas dá ao osso uma aparência chamada licked candy stick. Preconiza-se o tratamento dos pacientes com hanseníase com poliquimioterapia e o manejo adequado das reações com o fim de prevenir a instalação de deformidades.


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata