Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº54 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 54


SESSÃO CLÍNICA
Dor Torácica e Febre na Síndrome de Dressler
Trata-se do relato de caso de um paciente de 51 anos, hipertenso, diabético e coronariopata (IAM há um mês e 15 dias), que apresentou dor torácica, febre e pneumonite, configurando uma complicação muito rara (síndrome de Dressler).

RELATO DE CASO
Síndrome de Down – Abordagem Geral das Más Formações Gastrointestinais
Relato de caso de um paciente masculino, de um mês de idade e com síndrome de Down, internado na Enfermaria de Lactentes do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), da Universidade Federal Fluminense (UFF), para investigação de um quadro de vômitos persistentes e cujas radiografias simples e contrastada de abdome evidenciaram distensão intestinal e parada de progressão de contraste na segunda porção do duodeno. Foi realizada duodenoduodenostomia, na qual se observou a presença concomitante de pâncreas anular. O paciente evoluiu com melhora clínica importante e remissão dos sintomas acima descritos.

RELATO DE CASO
Doença de Wilson
A doença de Wilson é uma anormalidade hereditária recessiva caracterizada pelo acúmulo tóxico de cobre no organismo. O excesso gera lesão hepatocelular, além de deposição em diversos tecidos, em especial no sistema nervoso central. Sua incidência é de cerca de um em 40 mil. A doença é progressiva, podendo ser fatal; por isso a importância do tratamento que visa à remoção do excesso de cobre. O tratamento farmacológico da doença de Wilson deve ser permanente, somado a uma dieta pobre em cobre.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Doença Renal Crônica
A conduta de um professor de Nefrologia frente à classificação e ao diagnóstico da doença renal crônica.

O DESAFIO DA IMAGEM
Lactente com Doença do Quadril
Caso de um lactente de 14 meses, masculino, com doença do quadril, submetido a cirurgia após ineficácia do tratamento conservador. Radiografias panorâmicas simples de bacia foram realizadas para avaliação do tratamento cirúrgico.

SESSÃO CLÍNICA
Dispneia e Sopro Cardíaco
Trata-se do caso de um homem de 43 anos, nascido no Rio de Janeiro, apresentando queixas de dispneia, e tendo sido constatado em seu exame clínico um sopro cardíaco. O paciente foi internado no hospital do Iecac, sendo então submetido a diversos exames para esclarecimento do quadro clínico. Seu caso foi discutido numa sessão clínica do hospital.

RELATO DE CASO
Dermatite de Contato Alérgica à Henna
A dermatite de contato alérgica (DCA) é uma dermatose inflamatória frequente, representando uma das doenças mais comuns na prática dermatológica. Imunologicamente, se caracteriza por uma reação de hipersensibilidade tipo IV, desenvolvida dentro de sete a 10 dias após a reapresentação do antígeno causador. A henna tem um potencial alergênico baixo; na verdade, as reações alérgicas causadas pelo uso dessa substância são decorrentes da adição de outros produtos químicos à henna pura, com a finalidade de aumentar a pigmentação desta, reduzir seu tempo de fixação e prolongar a durabilidade do corante. Os principais aditivos envolvidos na DCA pela henna são parafenilenodiamina (PPD), níquel, fósforo e chumbo. A DCA por henna é cada vez mais frequente, pois as tatuagens de henna se tornaram mais populares pelo seu baixo custo e por ser um procedimento indolor. No Brasil, se nota um aumento da realização dessa tatuagem no verão, principalmente por crianças, elevando a incidência da dermatite de contato alérgica.


faça o download em PDF da edição completa


2020 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata