Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº52 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 52


SESSÃO CLÍNICA
C
ansaço e Falta de Apetite

Trata-se do caso de paciente feminina de 76 anos internada com queixa principal de “cansaço e falta de apetite”, e que relatou o início, aproximadamente três meses antes, de astenia progressiva associada a palidez cutaneomucosa e anorexia. A paciente era portadora de síndrome de Felty. O caso foi levado para discussão em sessão clínica da 34ª Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

RELATO DE CASO
Doença de Castleman e Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

A doença de Castleman é uma doença mieloproliferativa benigna rara, com diversas possíveis etiologias, que cursa com hiperplasia linfonodal e pode ser unicêntrica ou multicêntrica (MCD). A associação da MCD com infecção pelo HIV é cada vez mais frequente e tem como causa a infecção pelo herpes vírus 8 (HHV-8). A imunodeficiência provocada pelo HIV propicia a replicação do HHV-8 e a consequente transformação celular, tornando a MCD mais agressiva e aumentando o potencial para evolução maligna, como sarcoma de Kaposi, linfoma de Hodgkin e carcinoma. Os autores apresentam um caso clínico de MDC e variante plasmocitária, em doente com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana adquirida (VIH).

RELATO DE CASO
Rabdomiólise com Plaquetopenia Grave

A rabdomiólise é uma condição de origem multifatorial, que normalmente afeta indivíduos previamente saudáveis. As principais causas são trauma, atividade física excessiva, crises convulsivas, infecções e abuso de álcool e outras drogas. A fisiopatologia é baseada na miólise, que ocasiona a liberação de produtos tóxicos causadores de necrose muscular. Entre as complicações mais comuns estão hipovolemia, alterações hidroeletrolíticas, coagulação intravascular disseminada e insuficiência renal aguda. O diagnóstico clínico é pouco específico, caracterizado por mialgia ou fraqueza muscular. O caso relatado descreve as causas de plaquetopenia na rabdomiólise e estabelece uma estratégia terapêutica para esta apresentação incomum.

O DESAFIO DA IMAGEM
Tosse e Dispneia Após Tratamento para Tuberculose Pulmonar

Trata-se do caso de paciente masculino de 46 anos, com tosse e dispneia após tratamento para tuberculose pulmonar. Foram realizadas radiografias de tórax e tomografia computadorizada para esclarecimento diagnóstico.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Paciente Ambulatorial com Insuficiência Cardíaca

A conduta de um professor de Cardiologia frente a um paciente ambulatorial com insuficiência cardíaca.

SESSÃO CLÍNICA
Aumento de Volume Abdominal

Trata-se do caso de paciente masculino de 63 anos com queixa principal de aumento de volume abdominal, e que foi submetido a colecistectomia em 2005, tendo sido internado por três vezes, há cerca de quatro anos, em razão de episódios de grande vulto de hematêmese e enterorragia. O caso foi levado para discussão em sessão clínica do HUGG, da UniRio.

RELATO DE CASO
Alopecia Areata da Mão

A alopecia areata (AA) é uma afecção crônica dos folículos pilosos e das unhas, cuja etiopatogenia não está totalmente reconhecida. Entretanto, são considerados de importância os fatores genéticos, autoimunes e emocionais. Clinicamente, caracteriza-se por placas bem definidas de alopecia não cicatricial redondas ou ovais, geralmente assintomáticas. Afeta o couro cabeludo em mais de 90% dos casos, podendo também acometer outras áreas do corpo menos frequentemente. A doença pode se manifestar em qualquer faixa etária, causando repercussões psicossociais que podem ser graves. O tratamento é útil em controlar a doença, porém seu curso é imprevisível e com resposta variável ao tratamento.

RELATO DE CASO
Urticária Pigmentosa de Diagnóstico Tardio em Mulher Adulta

A mastocitose é afecção rara e heterogênea, caracterizada por aumento da densidade dos mastócitos na pele e em outros órgãos. Compreende diferentes formas clínicas, variando desde formas cutâneas indolentes a condições sistêmicas e malignas. Urticária pigmentosa é a manifestação mais comum da mastocitose. Descreve-se um caso de urticária pigmentosa em paciente adulta com diagnóstico tardio.


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata