Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº51 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 51


SESSÃO CLÍNICA
Dor Retroesternal, Disfagia e Perda de Peso

Trata-se do caso de um paciente masculino de 48 anos com história clínica de disfagia, dor torácica e emagrecimento. O caso foi levado para discussão em sessão clínica do HUGG da UniRio.

RELATO DE CASO
Hipertensão Arterial Pulmonar Relacionada à Doença de Graves

A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é caracterizada pela elevação sustentada da pressão da artéria pulmonar, conduzindo à sobrecarga do ventrículo direito e evolução potencial à insuficiência cardíaca e morte prematura. Várias etiologias podem ser atribuídas a essa condição, tais como colagenoses, DPOC, hemoglobinopatias, disfunção das câmaras esquerdas e doenças da tireoide. No entanto, poucos são os relatos de caso na literatura da associação entre tireoidopatias e HAP. Dessa forma, os autores apresentam o caso clínico de HAP secundária à doença de Graves.

RELATO DE CASO
Angina de Peito Decorrente de Espasmo Coronariano Isolado

A insuficiência coronariana não obstrutiva pode ser decorrente de espasmo coronariano isolado, podendo ser deflagrado por emoções e pelo ato de fumar. Os autores relatam o caso de uma paciente de 53 anos, porém com idade biológica de 70 anos, com angina de peito - patologia frequentemente associada ao tabagismo - e que apresentou apenas espasmo coronariano na cineangiocoronariografia. Eles discutem as causas, mecanismo, diagnóstico e tratamento dessa condição e chamam a atenção para o fato de que o betabloqueador de forma isolada pode piorar a angina de peito.

O DESAFIO DA IMAGEM
Dispneia, Tosse e Dor Torácica

Trata-se do caso de paciente feminina de 28 anos, com dispneia, tosse e dor torácica, e que relata ter tido tuberculose há 20 anos, tendo sido tratada por alguns meses. Uma tomografia computadorizada foi realizada para esclarecimento diagnóstico.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Pré-Diabetes

A conduta de uma professora de Endocrinologia frente ao pré-diabetes.

SESSÃO CLÍNICA
Cefaleia Persistente em Criança Pré-Escolar

Trata-se do caso de uma paciente feminina pré-escolar com queixa principal de cefaleia persistente, vômitos e fotofobia. O caso foi levado para discussão em sessão clínica do Serviço de Pediatria da UFF.

RELATO DE CASO
Tromboembolismo Pulmonar

O diagnóstico de tromboembolismo pulmonar é um desafio em qualquer pronto-socorro e enfermaria. O trombo formado no sistema venoso profundo se desprende e atravessa as cavidades direitas do coração, obstruindo a artéria pulmonar.

RELATO DE CASO
Pustulose Cefálica Neonatal

Nos últimos anos, estudos sugeriram que uma erupção pustulosa comum no neonato e denominada “acne neonatal” (AN) na verdade seria uma dermatose pustulosa não comedoniana associada à colonização por espécies de Malassezia e que acomete neonatos na primeira semana de vida: a pustulose cefálica neonatal (PCN).


faça o download em PDF da edição completa


2020 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata