Home
Outubro - Novembro - Dezembro - 2014
Ano XVI - nº 62

Edição nº49 » CLIQUE AQUI PARA LER OS RESUMOS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA EDIÇÃO 49


SESSÃO CLÍNICA
Dor no Peito e Falta de Ar

Trata-se do caso de uma paciente de 60 anos que desenvolveu, com início há cinco anos, dor precordial em aperto, com irradiação para membro superior esquerdo, que era desencadeada aos grandes e médios esforços e melhorava com repouso e com o uso de nitrato. A paciente apresentava também dispneia progressiva aos esforços, além de ortopneia e dispneia paroxística noturna, com início há dois anos. O caso foi levado para discussão em sessão clínica do Iecac.

RELATO DE CASO
Diagnóstico de Pseudomixoma Peritoneal

Pseudomixoma peritoneal (PMP) é um tumor raro, caracterizado por ascite mucinosa com implantes neoplásicos na cavidade peritoneal. Apresentamos o caso de um paciente de 62 anos, diagnosticado com PMP de origem desconhecida. A apresentação inicial foi um quadro de anorexia, aumento da circunferência abdominal e hérnia inguinal.

RELATO DE CASO
Paciente com Dispneia e Cansaço Decorrente de Insuficiência Mitral "Subaguda"

Trata-se do relato de caso de um paciente de 46 anos que procurou atendimento médico em várias instituições referindo dispneia e cansaço. Tais manifestações foram atribuídas a vários diagnósticos, incluindo pneumonia. Porém, um simples exame clínico permitiria formular o diagnóstico de insuficiência mitral “subaguda”.

O DESAFIO DA IMAGEM
Dispneia Progressiva

Trata-se do caso de paciente masculino de 25 anos, com dispneia progressiva. Uma tomografia computadorizada foi realizada para esclarecimento diagnóstico.

A CONDUTA DO PROFESSOR
Diagnóstico Diferencial entre os Derrames Pleurais Transudativos e Exsudativos

A conduta de um professor de Pneumologia no diagnóstico diferencial entre os derrames pleurais transudativos e exsudativos.

SESSÃO CLÍNICA
Vômitos e Epigastralgia

Paciente de 84 anos apresentando, com início em março de 2010, quadro de dor epigástrica contínua de forte intensidade, sem irradiação, que piorava com ingestão de alimentos e era acompanhada de náuseas e vômitos. Internada e tratada por três vezes pelo mesmo quadro, a paciente evoluía com melhora a cada internação, recebendo alta hospitalar e permanecendo assintomática por algum tempo, até que, em meados de maio, apresentou nova crise de dor epigástrica de forte intensidade, agora com irradiação para o dorso, e acompanhada de náuseas e vômitos que melhoravam na posição genupeitoral. Foi então internada no Huap para investigação diagnóstica.

RELATO DE CASO
Pancreatite Aguda Causada por Cistoadenoma Mucinoso Pancreático

Os autores relatam o caso de uma paciente que procurou um Serviço de Emergência apresentando dor abdominal epigástrica com nove meses de evolução, sendo feito o diagnóstico de pancreatite aguda. Durante a sua investigação, a tomografia computadorizada do abdômen revelou uma lesão cística pancreática na transição corpo-caudal com 5,2 cm de diâmetro. Submetida a tratamento cirúrgico, foi realizada pancreatectomia corpo-caudal com preservação esplênica. O exame histopatológico da peça cirúrgica evidenciou cistoadenoma mucinoso de pâncreas. A paciente evoluiu satisfatoriamente, recebendo alta hospitalar para controle ambulatorial após oito dias de internação. Um breve relato das principais características do cistoadenoma mucinoso pancreático é apresentado em correlação com o caso.

RELATO DE CASO
Dislipidemia em Portadora de Infecção por HIV

Os autores relatam caso clínico de paciente portadora de diabetes mellitus, hipertensão arterial e infecção pelo vírus HIV, apresentando dislipidemia mista. Embora hipertensão arterial e diabetes sejam dois importantes fatores de risco para doença aterosclerótica, a infecção pelo HIV e a terapia antirretroviral são fatores agravantes do risco cardiovascular. A infecção pelo HIV, por si só, aumenta o risco cardiovascular, e o advento da terapia antirretroviral potencializa as anormalidades no metabolismo lipídico. Discutimos, ainda, o cuidado com a terapia hipolipemiante, que pode concorrer com as mesmas vias de metabolização hepática dos antirretrovirais.

 


faça o download em PDF da edição completa


2019 - Copyright - Laura Bergallo Editora Desenvolvido por: Corbata